Os Cursos
PDF Imprimir E-mail

O CVT Metal Mecânica oferece cursos gratuitos de encanador industrial e soldagem. As vagas estão disponíveis apenas para cidadãos residentes na Região Metropolitana do Recife, já que todas as aulas acontecerão na capital. A seleção para participar do curso será realizada com base no histórico escolar do aluno, ou no seu desempenho no Enem.

Para se inscrever, o candidato deve comparecer à sede do CVT, munido da documentação requerida (Rua Francisco Bezerra Monteiro, n° 712 - Engenho do Meio, Recife-PE. Ponto de referência: próximo à reitoria da Universidade Federal de Pernambuco). Clique aqui para saber o prazo, o horário de atendimento e os documentos necessários.

As aulas das próximas turmas terão início no segundo semestre de 2013.

Abaixo, mais detalhes sobre esses ofícios e que tipo de atividades os alunos aprenderão durante as aulas.


 

Curso de encanador industrial

Carga horária: 400 horas, sendo 240 de aulas teóricas e 160 de práticas.

Ocupações do encanador industrial

• Assentador de canalização em edificações

• Instalador de tubulações para produção e distribuição.

O que faz o encanador industrial

Trabalha em atividades ligadas às indústrias de construção civil, eletricidade, gás e água quente, de captação, purificação e distribuição de água quente.  Essas atividades correspondem à operacionalização de projetos de instalação de tubulações. No exercício da atividade utilizam instrumentos de medição para marcar a posição de tubulações, abrem superfícies e estruturas e fixam suportes para acomodação de tubulações. Para instalar tubulações, cortam, dobram, montam, ajustam e vedam tubos e conexões. Para instalar válvulas, ralos, registros, torneiras e aparelhos sanitários, utilizam ferramentas manuais. Também realizam testes de pressão enchendo a tubulação com água ou ar para localizar vazamentos. Além disso, os encanadores e instaladores de tubulações reparam e mantêm instalações.


 

Curso de soldador

Carga horária: 400 horas, sendo 240 de aulas teóricas e 160 de práticas.

Ocupações do soldador

• Soldagem em equipamentos e estruturas para indústria e empresas em geral.

• Solda de reparos em tanques e tubulações.

O que faz um soldador

Atuando com diferentes processos de soldagem, sua tarefa mais comum é a de união de materiais por meio da solda, faz parte das tarefas dos soldadores o corte e preparo de material, bem como manutenção de máquinas e leem desenhos técnicos. Podem ainda ser encarregados da equipe de soldadores ou prestador de serviços.