Têm início as aulas do CVT Metal-Mecânica
Seg, 07 de Novembro de 2011 14:35
PDF Imprimir E-mail

Começaram hoje, 7 de novembro de 2011, as aulas das primeiras turmas do CVT Metal-Mecânica de Suape. O projeto, desenvolvido pelo NECTAR (Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes), através de termo de parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), tem como objetivo promover o posicionamento de cidadãos em postos de trabalho, em conjunção com o fortalecimento das empresas do setor de metal-mecânica no Estado de Pernambuco.

Os cursos oferecidos pelo projeto são de encanador industrial e soldagem, com turmas de 50 alunos cada A aula inaugural contou com a participação do deputado federal Pedro Eugênio, autor da emenda parlamentar que criou o projeto do CVT Metal Mecânica. Ele foi convidado para falar sobre o momento de crescimento econômico do estado de Pernambuco e sobre a importância de iniciativas como esta.

A procura pelas vagas foi bastante intensa, tendo atraído mais de seis mil interessados em participar da capacitação. Para ser atendido pelo projeto, o candidato deveria atender a alguns critérios mínimos: ter pelo menos 18 anos de idade, ensino médio completo e residir na Região Metropolitana do Recife. Diante da falta de capacidade operacional para realizar uma seleção para tantas pessoas, a organização do projeto optou por fazer uma seleção fracionada. Os 2 mil primeiros a se inscreverem realizaram a prova para concorrer a lugares nas primeiras turmas. Outros 2 mil participarão da seleção daqui a a aproximadamente cinco meses, quando os alunos das primeiras turmas estiverem concluindo seus cursos. Por fim, daqui a cerca de 10 meses, os inscritos restantes brigarão por vagas para as últimas turmas do CVT.

Um dos alunos que passou pelo processo de seleção e garantiu seu lugar no curso de encanador industrial é Alcivan Machado, que aguardava o início das aulas com grande expectativa. "Pelo site na Internet e pelo prédio a gente já vê que a estrutura é muito boa", comentou. Ele, que já trabalhou em um estaleiro no complexo industrial portuário de Suape, espera voltar a trabalhar no local, justificando que o pólo de metal-mecânica tem crescido muito em Pernambuco. "Vi sobre o curso na TV e me interessei, porque os salários do setor são muito atrativos,  o que pode me gerar uma boa melhoria de vida", declarou Machado.

O curso de soldagem será ministrado no período da manhã (7h30 às 11h30). Já o de encanador industrial terá suas aulas à tarde (14h30 às 18h30). Ambos os cursos acontecerão de segunda a sexta, e terão duração aproximada de cinco meses, com 400 horas/aula, sendo 240 horas/aula teóricas e 160 horas/aula práticas. O local das aulas é a sede do CVT, que fica na Rua Francisco Bezerra Monteiro, 712, no bairro do Engenho do Meio, próximo à reitoria da Universidade Federal de Pernambuco. Além do ambiente convencional de estudo, os alunos poderão ampliar seus conhecimentos através de ferramentas de EaD (Ensino a Distância) aqui mesmo, no site oficial do projeto.

"Temos como principal meta capacitar 300 alunos e, posteriormente, encaminhá-los ao mercado de trabalho. Com o início dessas duas turmas, já estamos concluindo 30% da nossa meta", contou Marina Lima, gerente do projeto. Mas o CVT não é apenas mais um projeto de capacitação profissional. Os micro e pequenos empresários atuantes no setor de metal-mecânica também poderão usufruir dos benefícios do CVT, por meio de consultorias especializadas em gestão, com o objetivo de incentivar a criação de novas empresas, bem como de substituir a contratação de empresas estrangeiras por similares locais, desenvolvendo assim Pernambuco e as suas forças produtivas. "A orientação técnica especializada às empresas da região visa o empoderamento do setor em nosso estado", concluiu.

Para fortalecer e tornar duradouros os vínculos proporcionados pelo projeto, Uma rede social especialmente desenvolvida pelo projeto servirá como ecossistema de troca de experiências e conhecimentos entre alunos do CVT, professores, empreendedores do setor e quem mais estiver interessado em contribuir. Uma vez inseridos na rede, os participantes poderão adicionar outros como contatos e dividir impressões em fóruns de discussão e até mesmo a partir da criação de pequenos blogs.

 


Confira outras fotos do início das aulas do CVT Metal-Mecânica de Suape:

O deputado federal Pedro Eugênio foi o convidado da aula inaugural do CVT Metal Mecânica.

 

Os alunos desceram do ônibus do projeto ansiosos pelo início das aulas.

 

Laboratório do CVT, pronto e equipado para receber seus primeiros alunos.